Advogado debate a relação entre processo civil e Direito de Família
No dia 15 de maio, o advogado Rodrigo da Cunha Pereira, especialista em Direito de Família e Sucessões, irá proferir palestra no VI Encontro Anual da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). O evento acontece no Mendes Convention Center em Santos entre os dias 14 e 16 de maio. O objetivo é debater os desafios da advocacia frente ao Código de Processo Civil e discutirá também temas como a Lei Anticorrupção, delação premiada, presunção de inocência, novas famílias e biografias (proteção da intimidade), defesa do consumidor e normas coletivas do trabalho. No dia 15, às 16 horas, o advogado Rodrigo da Cunha Pereira debaterá “O processo civil e o Direito de Família”.
O advogado explica que o processo de família, salvo raras exceções, é sempre urgente. “Essa é uma premissa real do cotidiano forense. As relações de afeto quando transformadas em desafetos trazem consigo uma forte carga emocional, e com isso os problemas parecem muito maior do que realmente são. A angústia, o medo, o desamparo, a dilapidação patrimonial, a alienação parental, a violência física e psíquica são questões atormentadoras para as partes, que muitas vezes as remetem a uma situação de vulnerabilidade e impotência perante a própria vida. O processo judicial se torna, então, a materialização desta realidade subjetiva. Estes fatores, somados a tantos outros, levam à necessidade de o Judiciário atuar de forma rápida e funcional”, ressalta.
O VI Encontro contará com a participação de renomados juristas, advogados, professores de Direito, desembargadores, ministros de tribunais superiores e do procurador-geral de Justiça de São Paulo.